sexta-feira, 23 de abril de 2010

Esmolas No. 2

"Esmolas para confundir o que há muito foi esclarecido."


Durante o processo de reestruturação empresarial em Itália, nos anos 70, foram ocupadas um sem número de fábricas. Estas gravações foram feitas durante o período de ocupação da Filati Lastex, uma fábrica de produtos químicos situada na província de Bergamo, a norte do país.
Trezentos trabalhadores, atingidos pela avareza de tostão, ocuparam as instalações e permaneceram ali desde 22 de Novembro de 1974 até 4 de Julho de 1975. Esta acção foi grandemente apoiada pela população da região e não só, que, com frequência, faziam manifestações de apoio no exterior do recinto.

Manifestação de rua com slogans como: façamos pagar a crise aos patrões, poder a quem trabalha, poder operário, etc






Belíssimo tema musical, tocado no refeitório, que acabou por envolver todos os presentes.






Um operário conta que, 10 ou 20 anos antes, lhe impingiram a ideia que os comunistas são maus, mas durante o seu crescimento percebeu que tinha que juntar-se a eles.






Uma operária fala sobre o facto de alguns companheiros seus pintarem quadros e com eles terem feito uma lotaria para recolha de fundos.






Cantilena na cozinha da fábrica enquanto algumas operàrias lavam a louça. Em resumo a letra diz: nao queremos a bandeira branca, nao queremos a bandeira negra (em Itália significa fascismo), queremos a bandeira vermelha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário