terça-feira, 16 de novembro de 2010

Música No. 7 - O Cego de Amor




O cego vai à casa da donzela, sua amada,
E, sem perder tempo, diz a ela à entrada:

E diz o cego:


— Donzela, abre a porta
Ao cego perdido;
Deita-me um lenço,
Que venho ferido.

E diz a donzela:

— Se tu vens ferido,
Venhas, embora;
A porta eu não abro,
Não dou lenço agora.
Venha, minha mãe,
Venha cá ouvir,
Um cego tão belo
Cantar e pedir.

A mãe vê aqui uma oportunidade
Para educar a filha na caridade.


— Se ele canta e pede,
Dá-lhe pão e vinho,
E ao pobre cego
Ensina o caminho.

E diz o cego:

— Eu não tenho sede,
Nem quero beber;
Preciso de guia
Pra não me perder.

E a mãe insiste:

— Oh! Vai, minha filha,
Pega na meada
E ao pobre cego,
Ensina a estrada.

A filha, resignada,

Decide guiar o cego pela estrada.

E diz a filha:


— Adeus, minha aldeia,
Tão querida e amada;
Adeus minha mãe,
Vou ser desgraçada.

E diz o cego:

— Por Deus, ó donzela,
Não vertas o pranto;
Segue o pobre cego,
Que te ama tanto.

Aqui a donzela usou de argumento,

para saber se era amor verdadeiro,
ou apenas atrevimento.

E diz a donzela:


— Dizes que me amas,
Não o posso crer,
Pois sendo tu cego,
Como me hás-de ver?

E diz o cego:

— Com os olhos da alma
Por Deus, Nosso Senhor,
Segue e acompanha
O cego de amor.

E foram os dois.

Seguiram os dois
Pela estrada adiante,
Sem querer descansar
Sequer um instante.

Depois disse o cego:
— Queres ser minha amada?
— Sim! — Disse a donzela,
Meio atrapalhada.

Passados oito dias,
(Oh! Que esplendor!)
Casou-se a donzela
Com o cego de amor.

Prolepse - Cego de Amor (teste) (2010)






As estrofes a cinzento escuro são o poema O Cego de Amor propriamente dito. Extraído de uma edição de bolso e com o português modernizado, é, todavia, parte integrante do Romanceiro Português.
As passagens a cinzento claro são acrescentos meus.

6 comentários:

  1. Ficamos ansiosamente a aguardar pela versão final deste tema! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! :)
    Irá ser finalizada a médio prazo e o meu amigo será, certamente, um dos primeiros a escutá-la.

    ResponderExcluir
  3. Oraçao de aguniar o homen Rua
    abaixo, rua acima vejo (C.R)Que
    pelas almas vem gritando,Valei-
    me,Valei-me daqui eu não
    passo a ti valer,só as 3 Almas
    dos Aflitos que passa a ti
    valer,as 3 Almas que passar a ti
    valer.As 9 Almas que passar a ti
    valer são as que morreram
    enforcadas,as que morreram
    desastradas, as que morreram
    pelo mal do amor. Que junte às
    3 às 6 e incorpore no corpo de
    (C.R)Se estiver dormindo, não
    dormirá(sonhara comigo me
    desejando ainda);Se estiver
    bebendo(eu e os nosso
    momentos juntos não sairam de
    sua cabeça), Se estiver
    conversando, não conversará;Se
    estiver com outra mulher,não
    ficará,não terá prazer com
    mulher nenhuma
    (principalmente FICANTES)o
    tesão acabou,enquanto comigo
    P.P O C.R não vir a ficar E DIZER
    QUE NÃO VIVE MAIS SEM MEU
    SEXO,SEM MINHA
    COMPANHIA,sem meu AMOR,Não
    sossegará,ESTARÁ SEMPRE VIRIL
    E POTENTE COMIGO P.P;tomai vós
    em nome de Deus Pai todo
    poderoso que dai força as 3
    Almas dos Aflitos para vencer o
    coração de(C.R)para mim P.P
    (C.R)mais ni!!nguém.Reza 1 Pai-
    Nosso e 1 Ave-Maria ofereça as
    Almas.TER MEU AMOR C.R PARA
    SEMPRE,COM MUITO TESÃO E
    SAUDADE...(cont)

    ResponderExcluir
  4. SAUDADE...VIRIL E POTENTE PRA
    P.P:Pelos poderes da terra,pela
    presença do fogo,pela
    inspiração do ar, pelas virtudes
    da água, invoco as treze almas
    benditas pela força dos
    corações sangrados e das
    lágrimas derramadas por
    amor,para que se dirija até
    onde está neste momento
    (C.R),trazendo seu espírito até
    mim amarrando-o
    definitivamente ao meu.Que
    seu espírito se banhe na
    essência do meu amor e me
    devolva o amor em dobro.Que
    (C.R)jamais deseje outra mulher
    ou se interesse por outra
    pessoa,que seu corpo apenas a
    mim (P.P) pertença.Que somente
    se realize em todos os sentidos
    e se sinta feliz apenas
    comigo.Que(C.R)não coma,não
    beba(se beber lembrará de mim
    o tempo todo),não durma
    (dormindo sonhe comigo e fale
    meu nome,pras outras ouvir-FIM
    DESTE CASO),não fale,não
    descanse,não ouça,não veja,não
    cheire a não ser na minha
    presença,pois se não fizer
    isso,terra se abrirá e a natureza
    e!stremecerá.Que os meus
    grilhões o prendam para
    sempre a mim pe!los poderes
    desta oração. Que assim
    seja,assim se realize,assim está
    feito.Amém. Após rezar horas
    abertas!Que o seu amor C.R por
    mim P.P seja maior que o
    número de pessoas que irão ler
    esta mensagem! São
    Cipriano,feiticeiro e cristão,justo
    e ímpio,conhecedor e
    dominante em suas artes
    religiosas,te invoco de todo o
    coração,corpo,alma e vida para
    a realização de meus
    objetivos.Peço a todas as forças
    superiores,a Santíssima
    Trindade,forças do mar,do ar,do
    fogo,da natureza e do Universo
    para que faças cair em meus
    braços(C.R)e fique preso a mim
    P.P,(C.R)na minha
    mão,amoroso,carinhoso,fiel,sincero,
    leal,trabalhador,ciumento e
    honesto E QUE QUEIRA GASTAR
    MUITO COMIGO,me presentiar
    sempre.(C.R)que da minha mão
    você jamais escape,nunca se
    esqueça de mim e do meu
    sexo.Que debaixo deste Santo
    Poder tu(C.R)não possas
    comer,nem beber,nem
    dormir,nem descansar,nem
    trabalhar,nem estar em parte
    alguma do mundo,sem que
    esteja em minha companhia.De
    fome nem tu nem eu
    haveremos de morrer,de sede
    nem t!u nem eu haveremos de
    ficar,dinheiro na tua mão e na
    minha mão não há de faltar,os
    inimigos nem eu,nem tu
    haveremos de ter,pois não
    haverão de nos
    enxergar.Enquanto você
    (C.R)não se voltar para junto de
    mim o seu descanso será como
    vivem as almas do purgatório,!
    queimando e vagando
    constantemente pelo
    mundo,como o vento no ar,as
    ondas no mar,a maré a subir e a
    descer,sempre em constante
    movimento,será esse o
    descanso que te dou enquanto
    a mim tu não vieres
    definitivamente para sempre.Ó
    Cabra Milagrosa que no monte
    subiu,traga até mim C.R,o
    (P.P)que dentro do coração,seu
    pensamento,sua ment!e, não
    possas agüentar de solidão(COM
    TODAS OUTRAS MULHERES,SE
    SINTA
    SOZINHO,infeliz,incompleto e
    sem menor tesão por ela-só
    odio e revolta por ESTAS
    OUTRAS MULHERES E FICANTES)e
    se volte para mim P.P como um
    cordeiro,manso e dócil,que será
    carregado debaixo de meu pé
    esquerdo com todo amor.Que
    (C.R)se volte para mim de todo
    o coração,corpo,alma e
    vida,fique comigo,seja
    Fiel,amoroso,sincero,l!eal,
    honesto,trabalhador,saudável e
    ciumento,me faça feliz e s!inta-
    se feliz comigo para sempre e
    que nosso amor seja fortalecido
    e intensificado espiritual e
    sexualmente cada dia mais para
    sempre.Que assim seja, assim se
    realize,assim está feito. Amém

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo/a Anónimo/a,

    Obrigado pela sua agradável confissão, infelizmente não sei quem você é para poder retribuir com um feitiço personalizado à sua dimensão, por isso deixo um que serve para todas as ocasiões: "vá pentear macacos, ámen".

    Confesso não estar acostumado a este género literário e, portanto, não compreendo as abreviaturas que aparecem aqui e ali, tais como P.P. e C.R.
    Conheço, no entanto, F.D.P., que, certamente, se encaixa consigo.

    Você pede às "forças do mar, do ar, do fogo, da natureza e do Universo", para eu lhe cair nos braços e que me transforme numa autêntica marioneta à mercê da sua vontade; mais ainda, que queira gastar muito consigo. Não diz é gastar o quê; será paciência? Enfim, você não se explica como deve ser e eu não posso adivinhar tudo. Adivinho, no entanto, que você goste de comer palha.

    Só posso desejar que me surpreenda com mais feitiços para eu dar umas valentes gargalhadas.

    Com todo a atenção deste que não lhe corresponde,

    Filho do Deus

    ResponderExcluir
  6. Gosto principalmente desta parte "na minha
    mão,amoroso,carinhoso,fiel,sincero,
    leal,trabalhador,ciumento e
    honesto E QUE QUEIRA GASTAR
    MUITO COMIGO,..."

    Tenho a dizer-lhe que chegou um pouco tarde, pois este Filho do Deus já está apaixonado por toda a essência de uma mulher e uma que não precisa de rezas (ainda por cima cheia de erros ortográficos, também não se esperaria muito mais de alguém assim...) para que um homem se apaixone por ela.
    Também lamento informá-la de que os seus poderes são poucos ou nenhuns pois não deixa margem para dúvida de que se trata de alguém bastante perdida...
    Poupe-se a escrever mais ladaínhas pois só servem para ser alvo de pena (para mim) e bastante risota para a maioria.
    Não tente sequer fazer algo do género comigo porque ao contrário de si eu não preciso de mambojambos nem para obter o que desejo nem para me proteger pois tenho um escudo protector que reflecte todo o mal que me possam desejar, portanto tenha cuidado com o que me possa desejar pois é garantido que retornará a si.

    Despeço-me dizendo apenas isto: "no meu coração,amoroso,carinhoso,fiel,sincero,
    leal,trabalhador,ciumento e
    honesto E FELIZ E COMPLETO!"

    Nora do Deus

    ResponderExcluir